Sementes. A maioria de nós comemos sementes todos os dias. Por exemplo, há sementes em pães e bolos. Uma simples semente é essencial para a nossa vida e para a vida de nossos amigos animais.Nesta especialidade você vai aprender o propósito das sementes - o que sem dúvida você já imagina. Conhecerá as partes básicas de uma semente, como o tegumento, o endosperma e o embrião. Aprenderá como as sementes são dispersas e quais as condições necessárias para uma semente germinar. Você aprenderá sobre as sementes que são usadas como alimento, óleo e condimento.
Para a parte prática, você colecionará 30 diferentes sementes. Esta é uma especialidade interessante e divertida e não deve ser ignorada.
- Qual o principal objetivo de uma semente?
- Que alimentos foram dados primeiramente ao homem no Jardim do Éden?
- Identificar a partir de uma semente, ou desenho da mesma, e saber o propósito de cada uma destas partes de uma semente: tegumento, cotilédone e embrião (germe).
- Conhecer quatro diferentes métodos pelos quais as sementes se espalham pela planta. Mencionar três tipos de plantas que espalham suas sementes por cada método.
- Conhecer dez tipos de sementes que usamos como alimento.
- Conhecer cinco tipos de sementes que são usadas como fonte de óleo.
- Conhecer cinco tipos de sementes que são usadas como condimentos.
- Que condições são necessárias para uma semente brotar?
- Fazer uma coleção de trinta diferentes tipos de sementes, vinte das quais tenham sido encontradas por você mesmo. Identificar cada uma com o nome, data e local em que foi encontrada, e nome da pessoa que a encontrou. Você poderá colá-las em um papel cartolina ou cartão, ou colocá-las em frascos transparentes.
- BÍBLIA ONLINE. Gênesis 1. Disponível em: <http://www.bibliaonline.com.br/>. Acesso em: 19 abr. 2011.
- EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Sistemas de produção. Disponível em: <http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/>. Acesso em: 19 abr. 2011.
- MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. Culturas. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/vegetal/culturas/>. Acesso em: 19 abr. 2011.
- UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO. Organografia de Fanerógamas. Rio de Janeiro: UCB, 2007. 52 p.Disponível em: <http://ucbweb.castelobranco.br/webcaf/arquivos/organografia_de_fanerogamas.pdf>. Acesso em: 19 abr. 2011.
- UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. A semente e sua germinação. Disponível em: <http://www.ufsm.br/sementes/germinar.htm>. Acesso em: 19 abr. 2011.